A essência da Franquia

Franchising, em sua essência, consiste em replicar, ou, como se tornou moda dizer, em “clonar”, em diversos locais ou mercados, um mesmo conceito de negócio, ou seja: uma loja, uma clínica, um hotel, um restaurante, uma oficina mecânica, uma locadora de DVDs, uma escola, uma lavanderia ou ponto de coleta de encomendas expressas, etc. No caso da NTW, está sendo formada uma rede internacional de escritórios de contabilidade.

Cada um dos “clones” do conceito de negócio é implantado, operado e gerido por um terceiro autônomo, o Franqueado, a quem a organização Franqueadora autoriza, por meio de contrato, à prestação dos serviços contábeis e de gestão empresarial em combinação com o uso da marca NTW e dos métodos, sistemas, políticas e padrões desenvolvidos e/ou estipulados por ela, a Franqueadora.

O Franqueado pode ser considerado um autônomo, já que é o proprietário da unidade que opera e administra e, como tal, goza de um certo grau de liberdade. Mas não é totalmente independente, pois deve, por princípio, observar as normas, políticas e padrões que lhe são ditados pela Franqueadora. Também deve agir sob a coordenação desta e acatar as sugestões e orientações que sejam formuladas pelos integrantes da equipe da mesma.

Evidentemente, o grau de autonomia do Franqueado costuma variar de uma organização para outra, mas na NTW as restrições visam uma uniformidade da rede e benefícios para todos, como a certificação ISO, para isso são monitorados aspectos relacionados à Implantação, Operação e Gestão do negócio, incluindo Localização, Layout, Equipamentos e Instalações, Mix de Produtos e Serviços, Merchandising, Rotinas Operacionais, Fornecedores, Política Comercial, Plano de Contas, Software de Gestão, entre outros.

A Franquia NTW não entra no modelo técnico operacional contábil, e sim nas melhores práticas e modelo de gestão empresarial.