Certificação ISO 9001:2008

Esta versão foi elaborada para apresentar maior compatibilidade com a família da ISO 14000, e as alterações realizadas trouxeram maior compatibilidade para as suas traduções e consequentemente um melhor entendimento e interpretação de seu texto. Outra importante alteração nesta versão foi a sub-cláusula 1.2 que introduz o conceito de exclusões. Esta cláusula permite que requisitos da norma que não sejam aplicáveis devido a características da organização ou de seus produtos sejam excluídos, desde que devidamente justificados. Desta forma, garante-se o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer organização, independente do seu tipo, tamanho e categoria de produto.

As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas, as próprias organizações é quem estabelecem essas metas.

Uma organização deve seguir alguns passos e atender a alguns requisitos para serem certificadas. Dentre esses podem-se citar:

  • Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e consequentemente o cliente;
  • Monitoramento e medição dos processos para assegurar a qualidade do produto/serviço, por meio de indicadores de performance e desvios;
  • Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;
  • Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; e
  • Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

Um “produto”, no vocabulário da ISO, pode significar um objeto físico, ou serviço, ou software.

A International Organization for Standardization publicou em 2004 um artigo que dizia: “Atualmente as organizações de serviço representam um número grande de empresas certificadas pela ISO 9001:2000, aproximadamente 31% do total”.

O franqueado NTW*, ao seguir todos os processos e procedimentos da empresa, terá uma maior facilidademenor tempo para conseguir uma certificação ISO 9001:2008, objeto de desejo de muitos escritórios de contabilidade e clientes.

A NTW ainda oferece ao franqueado* a possibilidade da realização de uma auditoria previa a visita da certificadora ISO para assegurar o sucesso no processo de certificação.

* Somente unidade Modelo Premium


mgmt